Os clubes de assinatura surgiram nos Estados Unidos em 2011, inicialmente, mais restrito a alguns segmentos, como vinhos, sapatos e produtos de beleza. Chegaram ao Brasil pouco depois e começaram a ganhar maior expressividade a partir de 2016, até atingirem um patamar impressionante: segundo a ABComm, entidade que reúne as empresas de comércio eletrônico, esse modelo de negócio tem movimentado nada menos do que R$ 1 bilhão por ano no país.
A seguir, veja como essa pode ser uma boa estratégia para otimizar as vendas da sua empresa.
Fidelização do cliente
Um dos maiores desafios no processo de otimização de vendas é fazer com que elas se tornem recorrentes, ou seja, fidelizar o cliente. E essa é exatamente a premissa básica dos clubes de assinatura.
Ao conquistar um novo assinante, automaticamente você já estará fidelizando-o, porque a parceria vai continuar pela quantidade de meses estipulada no plano. E ao final do período de vigência da assinatura, ele pode renová-la. Inclusive, já demos algumas dicas por aqui de como aumentar as chances de conseguir essa renovação.
Ao lançar o seu clube, você terá a oportunidade de criar um relacionamento prolongado com os clientes. E além de ter um faturamento mensal decorrente das mensalidades, estando próximo, o consumidor está mais propenso a conhecer melhor o seu negócio e seus outros produtos ou serviços e comprar outros itens que possam interessá-lo.
Previsibilidade de estoque
Mercadorias paradas em estoque perdem seu valor de venda, por isso, outro desafio dos empreendedores é trabalhar com um abastecimento correto desse estoque. O clube de assinaturas faz com que ele se torne muito mais previsível.
Você terá em sua base de dados a quantidade exata de assinantes e, portanto, quantos itens precisam estar disponíveis para entregar as caixas. É aquela lógica já conhecida de vender sob demanda que evita que o seu produto seja desvalorizado.
Segmentação de público
Para vender mais, segmentar é a palavra-chave. Já faz tempo que o mundo do empreendedorismo e marketing entendeu que os clientes não se relacionam com as marcas da mesma maneira, porque têm características próprias que influenciam no seu comportamento de compra.
Você pode levar essa segmentação para dentro do seu clube de assinatura, por meio da criação de diferentes planos. Faça um estudo do seu público-alvo e construa as suas personas. Se for possível formatar um plano pensado para cada persona, a estratégia provavelmente será mais assertiva.
As diferenças podem ocorrer nos preços, nas quantidades e tipos de itens inclusos em cada caixa, na periodicidade de entrega. Tudo depende do público que se deseja ser atingido.
Reunindo todas essas particularidades, o clube de assinaturas pode melhorar o relacionamento com o cliente e agregar valor ao produto. Ou seja, o resultado certamente é uma otimização nas vendas. Além de demonstrar que a sua marca está antenada com as novidades do mercado para oferecer o melhor para o público.
Navegue pelo nosso site para conhecer a nossa plataforma exclusiva para clubes de assinatura e todos os diferenciais que podem potencializar esse negócio.
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Fidelização do cliente
Um dos maiores desafios no processo de otimização de vendas é fazer com que elas se tornem recorrentes, ou seja, fidelizar o cliente. E essa é exatamente a premissa básica dos clubes de assinatura.
Ao conquistar um novo assinante, automaticamente você já estará fidelizando-o, porque a parceria vai continuar pela quantidade de meses estipulada no plano. E ao final do período de vigência da assinatura, ele pode renová-la. Inclusive, já demos algumas dicas por aqui de como aumentar as chances de conseguir essa renovação.
Ao lançar o seu clube, você terá a oportunidade de criar um relacionamento prolongado com os clientes. E além de ter um faturamento mensal decorrente das mensalidades, estando próximo, o consumidor está mais propenso a conhecer melhor o seu negócio e seus outros produtos ou serviços e comprar outros itens que possam interessá-lo.
Previsibilidade de estoque
Mercadorias paradas em estoque perdem seu valor de venda, por isso, outro desafio dos empreendedores é trabalhar com um abastecimento correto desse estoque. O clube de assinaturas faz com que ele se torne muito mais previsível.
Você terá em sua base de dados a quantidade exata de assinantes e, portanto, quantos itens precisam estar disponíveis para entregar as caixas. É aquela lógica já conhecida de vender sob demanda que evita que o seu produto seja desvalorizado.
Segmentação de público
Para vender mais, segmentar é a palavra-chave. Já faz tempo que o mundo do empreendedorismo e marketing entendeu que os clientes não se relacionam com as marcas da mesma maneira, porque têm características próprias que influenciam no seu comportamento de compra.
Você pode levar essa segmentação para dentro do seu clube de assinatura, por meio da criação de diferentes planos. Faça um estudo do seu público-alvo e construa as suas personas. Se for possível formatar um plano pensado para cada persona, a estratégia provavelmente será mais assertiva.
As diferenças podem ocorrer nos preços, nas quantidades e tipos de itens inclusos em cada caixa, na periodicidade de entrega. Tudo depende do público que se deseja ser atingido.
Reunindo todas essas particularidades, o clube de assinaturas pode melhorar o relacionamento com o cliente e agregar valor ao produto. Ou seja, o resultado certamente é uma otimização nas vendas. Além de demonstrar que a sua marca está antenada com as novidades do mercado para oferecer o melhor para o público.
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