Com o distanciamento social, as compras online aumentaram exponencialmente no ano de 2020. Contudo, com esse drástico aumento de pessoas utilizando a Internet para fazer suas compras, as tentativas de fraude também aumentaram.
Em março de 2020 foi registrada a maior taxa de tentativas de golpes online, em que a cada 100 compras 4 eram ilegais, segundo a Konduto. E com o aumento de transações em sites, o prejuízo para essas empresas acaba sendo enorme.
A fraude com cartão não presente (CNP) custou US$35,54 bilhões às empresas ao redor do mundo no ano passado, de acordo com a Vesta. Assim, o investimento em transações mais seguras, bem como métodos de pagamentos e proteção de dados tem sido altamente investido e procurado. Confira a seguir os tipos de fraudes mais comuns e como garantir mais segurança nas vendas online.
Dessa forma, ao realizar a compra um boleto falso é enviado a pessoa, que nunca receberá o produto comprado. E logo após o pagamento ser feito, geralmente o site ou a pessoa que ofereceu o produto desaparece.
Um dos principais meios utilizados para esse tipo de fraude são as redes sociais, em que as vendas ocorrem fora dos canais oficiais das empresas. E além de produtos, serviços como internet e televisão também podem ser cobrados. Nesse último caso, clientes que até podem ter uma conta oficial na empresa, recebem um e-mail ou mensagem dizendo ter um boleto atrasado ou que está para vencer e precisa ser pago com urgência.
Contudo, se analisado com um pouco mais de atenção, essas cobranças falsas possuem várias falhas como falta de informações. Além disso, sempre opte por pagar a compra dentro dos sites oficiais e conhecidos e confira se o CNPJ existe.
Para combater esse tipo de fraude é importante que as empresas fornecedoras desses serviços fiquem atentas ao comportamento dos consumidores. Utilizar tecnologias de análise comportamental é uma boa solução, bem como scripts para gerenciar cartões que realizam muitas transações em um curto período de tempo.
Para prevenir esses tipos de ataques, as orientações dadas pelos bancos são de não compartilhar nunca a senha de contas ou cartões. Saber que essas instituições financeiras não pedem por informações pessoais fora dos canais oficiais (internet banking e aplicativo do banco). Não abra anexos e links de e-mails suspeitos, pois vírus são muito utilizados para acessar computadores e dispositivos onde esses são baixados. E por fim, tenha sempre um antivírus instalado para que o próprio sistema avise quando encontrar algo suspeito.
A melhor plataforma de soluções de pagamento online para o seu produto ou serviço de venda recorrente e clubes de assinatura. Com a Assinestore, além de diversas opções de pagamento, as transações são muito menos suscetíveis a fraudes e golpes, trazendo mais segurança para você e para o seu cliente.
Confira nossos planos e garanta o melhor para o seu clube de assinaturas!
Em março de 2020 foi registrada a maior taxa de tentativas de golpes online, em que a cada 100 compras 4 eram ilegais, segundo a Konduto. E com o aumento de transações em sites, o prejuízo para essas empresas acaba sendo enorme.
A fraude com cartão não presente (CNP) custou US$35,54 bilhões às empresas ao redor do mundo no ano passado, de acordo com a Vesta. Assim, o investimento em transações mais seguras, bem como métodos de pagamentos e proteção de dados tem sido altamente investido e procurado. Confira a seguir os tipos de fraudes mais comuns e como garantir mais segurança nas vendas online.
Tipos de fraude e como combatê-las
- Boleto falso
Dessa forma, ao realizar a compra um boleto falso é enviado a pessoa, que nunca receberá o produto comprado. E logo após o pagamento ser feito, geralmente o site ou a pessoa que ofereceu o produto desaparece.
Um dos principais meios utilizados para esse tipo de fraude são as redes sociais, em que as vendas ocorrem fora dos canais oficiais das empresas. E além de produtos, serviços como internet e televisão também podem ser cobrados. Nesse último caso, clientes que até podem ter uma conta oficial na empresa, recebem um e-mail ou mensagem dizendo ter um boleto atrasado ou que está para vencer e precisa ser pago com urgência.
Contudo, se analisado com um pouco mais de atenção, essas cobranças falsas possuem várias falhas como falta de informações. Além disso, sempre opte por pagar a compra dentro dos sites oficiais e conhecidos e confira se o CNPJ existe.
- Teste de cartões
Para combater esse tipo de fraude é importante que as empresas fornecedoras desses serviços fiquem atentas ao comportamento dos consumidores. Utilizar tecnologias de análise comportamental é uma boa solução, bem como scripts para gerenciar cartões que realizam muitas transações em um curto período de tempo.
- Friendly fraud
- Roubo de contas e dados de pagamento
Para prevenir esses tipos de ataques, as orientações dadas pelos bancos são de não compartilhar nunca a senha de contas ou cartões. Saber que essas instituições financeiras não pedem por informações pessoais fora dos canais oficiais (internet banking e aplicativo do banco). Não abra anexos e links de e-mails suspeitos, pois vírus são muito utilizados para acessar computadores e dispositivos onde esses são baixados. E por fim, tenha sempre um antivírus instalado para que o próprio sistema avise quando encontrar algo suspeito.
Como vender online com segurança
Com o aumento de fraudes, além de conhecê-las e saber como combatê-las, é importante adotar algumas medidas de segurança. Confira a seguir como se proteger de fraudes online.- Selo de segurança
- Certificado digital
- Proteção antivírus
- Firewall
- Sistema Antifraude
- Checkout transparente
A melhor plataforma de soluções de pagamento online para o seu produto ou serviço de venda recorrente e clubes de assinatura. Com a Assinestore, além de diversas opções de pagamento, as transações são muito menos suscetíveis a fraudes e golpes, trazendo mais segurança para você e para o seu cliente.
Confira nossos planos e garanta o melhor para o seu clube de assinaturas!